Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Brasil apresenta 132 casos suspeitos de coronavírus; três em Pernambuco

Em coletiva nesta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde confirmou que há 132 casos suspeitos de coronavírus sendo investigados no País, sendo três em Pernambuco. Os números foram apresentados nesta quinta-feira, em coletiva da pasta. Há apenas um quadro da doença confirmado oficialmente.

O ministério, contudo, ressaltou que esse número pode ser mais elevado, já que a equipe atualizou os dados até o meio-dia desta quinta. De acordo com o pasta, há outros 213 casos na fila para saber se eles se enquadram como suspeitos ou não. Outros 60 quadros já foram descartados em todo o País. (Via: AFP)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Sobe para 41 o número de pessoas notificadas por furadas de agulhas no Carnaval de Recife e Olinda

Sobe para 41 o número de pessoas notificadas por furadas de agulhas no Carnaval de Recife e Olinda

Vídeo enviado por leitores do Blog O Povo com a Notícia no Carnaval de Olinda

Subiu de 23 para 41 o número de pessoas notificadas que alegam terem sido furadas por agulhas durante as festas de Carnaval em Recife e Olinda, na Região Metropolitana da capital, e também no município de Orobó, no Agreste, segundo dados divulgados no fim da tarde desta segunda-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Das 41 pessoas notificadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) do dia 15 ao dia 23 deste mês, 25 são do sexo feminino e 16 masculino.

De acordo com a SES, após triagem no Hospital Correia Picanço, localizado na Zona Norte do Recife, local que é referência estadual em doenças infecto-contagiosas, 33 pacientes realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções.

As outras oito pessoas ou se recusaram a fazer o teste rápido – que é pré-requisito para o uso da medicação e tratamento -, ou já tinham passado do período de 72 horas preconizadas para início da medicação. Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias, para conclusão do tratamento.

Ainda de acordo com a SES, os pacientes também foram orientados a realizarem o monitoramento permanente de possíveis infecções no próprio Hospital Correia Picanço, ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) dos municípios de São Lourenço da Mata (Hospital e Maternidade Petronila Campos); Caruaru (UPA Vassoral), Pesqueira (Hospital Dr. Lídio Paraíba) e Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães - Hospam).

A Secretaria de Saúde do Estado ressalta que os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média 0,3%. Todos os pacientes também receberam a indicação de procurarem os órgãos policiais para investigação das ocorrências, já que as investidas podem ser tipificadas como crime.

Em 2019, cerca de 300 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço alegando terem sido furadas por seringas durante o Carnaval, mas não houve casos positivos relacionados as agulhadas.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que recebeu, neste Carnaval, denúncias de 25 pessoas relatando terem sido picadas ou sentido pontadas causadas por algum tipo de objeto perfurocortante. Dez denúncias ocorreram no sábado (22) e 15 foram feitas no domingo (23). A PCPE instaurou inquérito e está apurando os fatos.

No ano passado, de todos os casos relatados, apenas duas pessoas prestaram depoimentos à polícia. Retratos falados foram feitos, diligências, análise de imagens, mas os inquéritos não identificaram suspeitos devido à ausência de elementos, assim como uma possível motivação para essas ações, de acordo com a PCPE.

Um posto policial de atendimento 24 horas foi montado no hospital correia picanço para colher depoimentos, fazer perícias, diligências e buscar imagens das câmeras de videomonitoramento com o objetivo de identificar e capturar suspeitos em praticar as agulhadas. (Via: Conteúdo Folha PE)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Com riscos de rompimentos Governo de Pernambuco determinou a abertura emergencial da descarga da Barragem Nilo Coelho, no Sertão de PE

Com a possibilidade de chuvas fortes anunciadas pela APAC, a barragem Nilo Coelho, no município de Terra Nova, corre riscos de rompimentos em diversos pontos. Por esse motivo, o governo do estado de Pernambuco determinou a abertura emergencial da descarga de fundo, alegando que a barragem apresenta nível de perigo três.

A preocupação é geral para os trabalhadores que dependem da água do reservatório  com a possível falta de água no município. As pedras da barragem de Terra Nova estão se soltando por causa das fissuras e infiltrações, isso porque, o equipamento está sem reforma desde 1995.

Em 2010, uma estiagem na região durou sete anos, a seca foi severa e a barragem secou, o que assustou os moradores na época. Os agricultores se queixam do silêncio do governo estadual sobre a possibilidade do cenário se repetir. A barragem voltou a encher em 2018 após uma chuva forte na região. Atualmente, o reservatório está com 20% da capacidade, sendo a única forma de manter a sobrevivência dos agricultores e pescadores de Terra Nova e Cabrobó. Caso o Governo do Estado faça a abertura emergencial da descarga, o reservatório pode ficar seco novamente em apenas três meses.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), orienta para a importância da abertura da descarga de fundo, no sentido de diminuir o volume acumulado de água, aumentando, assim, a segurança da população.

Segundo o informe climático para janeiro, fevereiro e março, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), são esperadas chuvas normais ou acima do normal para a região, o que corrobora com a necessidade de redução do nível da barragem.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Barragem de Sobradinho deverá seguir com aumento expressivo, diz Chesf

As últimas chuvas que atingem a nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, estão garantindo um aumento expressivo no volume útil da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia. De acordo com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a tendência é de continuar assim por enquanto.

A previsão da Chesf para este final de semana é de o volume útil do reservatório chegar a 35,06% neste sábado (8), e 36,12% no domingo (9). No entanto, a defluência (vazão liberada) foi reduzida para 800 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Moradores sofrem com a falta d'água em Itacuruba, no Sertão

Moradores do município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, reclamam da falta d’água. Várias residências Alguns moradores estão tendo que ir pessoalmente na Compesa na tentativa de conseguir um pouco de água. O Blog Eu amo Itacuruba entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento e aguarda uma resposta com relação à regularização do abastecimento na cidade